EMERJ encerra ano de 2017 com recordes e inovações

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) completa 29 anos neste mês de dezembro e, para comemorar, encerrou o ano de 2017 com feitos históricos e projetos inovadores.

Durante essa longa caminhada, a EMERJ se tornou referência e uma das mais bem-conceituadas escolas de magistratura do Brasil. Sob uma nova administração - desde fevereiro do corrente ano, a EMERJ se renovou e se modernizou, ganhando ainda mais repercussão por seu papel na formação técnica e ético-humanista de juízes e por contribuir para a reflexão sobre temas atuais da sociedade por meio das palestras gratuitas realizadas pelos 20 Fóruns Permanentes.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, começou as mudanças já nos primeiros dias na direção da Escola. A partir de uma expressiva reforma administrativa, a Escola ganhou força, tornando-se uma nova EMERJ. Como uma das prioridades, o atual gestor direcionou a Escola para a formação e atualização de magistrados, apostou em temas atuais e aulas mais dinâmicas e implementou um estúdio multimídia para a gravação das aulas para a modalidade ensino a distância. O resultado foi um recorde: 2017 foi o ano em que a EMERJ teve mais juízes inscritos em cursos de aperfeiçoamento; foram 774 magistrados inscritos nos 31 cursos oferecidos, sendo o índice de satisfação dos alunos de 98%.

Para o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, é uma conquista inédita. “Antes, era necessário buscar alunos, agora temos essa procura ampliada. É algo inédito. Mesmo em cursos sobre temas jurídicos, procuramos abranger temas que sejam de grande interesse na atualidade. Em muitos cursos a procura foi tanta, que as inscrições se esgotaram em 48 horas”.

Neste ano, a EMERJ também ampliou sua atividade e passou a atuar na área do mestrado. Além dos cursos de pós-graduação e especialização, a Escola inaugurou sua primeira turma de mestrado, o Mestrado Profissional em Justiça e Saúde. Foi também a primeira vez que a EMERJ ministrou um Curso de Formação Inicial para juízes recém-ingressados no TJRJ com uma carga horária tão extensa. Foram mais de 500 horas com aulas teóricas, práticas e visitas técnicas.

Consolidada como um espaço de reflexão e debate, a Escola promoveu mais de 100 palestras gratuitas, com a presença de mais de 11 mil pessoas nos auditórios. A EMERJ também conquistou recorde de inscritos em palestras, como as realizadas pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso e pelo procurador da República Deltan Dallagnol, ambas com mais de 800 participantes.

Este ano de 2017 foi repleto de visitas ilustres na EMERJ, como os muitos ministros que estiveram na Escola. Foram eles: a ministra presidente do STF, Cármen Lúcia, e os ministros do STF Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Ayres Britto (aposentado); os ministros do STJ Luis Felipe Salomão, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, Regina Helena Costa e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; e a ex-ministra do TSE Luciana Lóssio.

A Escola apostou também em comunicação. Criou uma Assessoria de Comunicação Institucional e, através das redes sociais da EMERJ, que são uma importante ferramenta de divulgação do trabalho da Escola, já alcança mais de 28 mil seguidores. A atuação da Escola, seus projetos, eventos e outras iniciativas foram tema de mais de 500 notícias veiculadas pela mídia neste ano.

Outro projeto inovador foi a unificação das Bibliotecas da EMERJ e do Tribunal de Justiça fluminense. A Biblioteca EMERJ/TJ possui um acervo de 260 mil documentos e faz mais de 3.500 atendimentos mensais.

Assista ao vídeo comemorativo da Escola https://www.youtube.com/watch?v=eFsfv_lgwEg

14 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.