“A administração pública factual é uma administração falida”, diz desembargador na EMERJ


clique na imagem para ampliar

“A Administração Pública Contrafactual ou Hipermoderna: o Modelo para Afastar a Administração Patrimonialista e Burocrática” foi o tema da reunião do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, nesta quarta-feira, 31 de outubro, na EMERJ.

O desembargador Elmo Arueira, presidente do Fórum, abriu o evento agradecendo a presença dos convidados.

O conferencista, desembargador Sérvio Túlio Santos Vieira, membro do Fórum, fez um breve histórico da administração pública brasileira e falou sobre reforma administrativa, ética e moralidade e controle da administração, entre outros assuntos relacionados ao tema. Ele explicou como surgiram os termos contrafactual e hipermoderna: “Esses termos são novos, uma fusão da Filosofia do Direito, do Direito Constitucional e do Direito Administrativo”.

O desembargador Sérvio Tulio criticou o modelo atual da administração pública: “A administração pública factual, que é esta que está aí, de fato, é uma administração pública falida, patrimonialista, clientelista e burocrática. O contrário dessa administração pública é a contrafactual, que é uma administração pública que vai fazer com que se mude paradigmaticamente o que está acontecendo. ” Para o palestrante, algumas medidas devem ser adotadas para melhorar a administração pública: “Por exemplo: a redução de estatais, o enxugamento da máquina administrativa, um controle mais efetivo dos gastos e a redução dos cargos comissionados, são medidas que têm que ser tomadas de imediato, com urgência. E, depois disso tudo, fazer com que haja uma reforma interna e também externa, para se adotar uma democracia participativa qualificada, que é a deliberativa, em que o povo participa e delibera, como na Suíça e em outros países desenvolvidos.”

Também participaram do encontro a desembargadora Áurea Pimentel, vice-presidente do Fórum, o desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e o juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato, membros do Fórum, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Rodrigo Melo do Nascimento.


31 de outubro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.