Encontro reúne cerca de 400 mediadores em Petrópolis

O auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na região serrana do Rio, estava lotado para a abertura do 1º Encontro de Mediadores do estado, promovido pelo Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ, nesta sexta-feira, dia 04 de agosto. Cerca de 400 participantes discutiram o tema “Desafios na Implantação da Política Pública: Contribuição dos Mediadores”.

O encontro, que continuará no dia 5 de agosto, contou com a participação da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daldice Santana, do desembargador Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), presidente do Fórum Permanente da EMERJ, e dos juízes André Tredinnick, Andréa Pachá, Ellen Garcia Mesquita e Mylene Vassal. Na abertura do evento, os participantes foram recepcionados pelo Coral Laus Deo. Estavam presentes o prefeito da cidade, Bernardo Rossi, o vice-reitor da UCP, professor Marcelo Calazans, além de procuradores, defensores, mediadores, advogados, psicólogos e assistentes sociais.

O desembargador Cesar Cury pontuou que o Encontro visa o amplo debate sobre o instituto da mediação com a troca de informações e experiências para que, de forma consensual, seja construída uma política pública da mediação. Assuntos como ética, mediação de família e a interdisciplinaridade foram debatidos. Ao final do encontro, o desembargador Cesar Cury e a conselheira Daldice Santana apresentarão a Carta de Recomendações com os parâmetros para a implantação da Política Pública Estadual de Resolução de Conflitos.

“Este primeiro encontro é muito importante, não apenas por ser o primeiro de âmbito estadual, mas porque é voltado para os interesses da mediação e dos mediadores. Busca incentivar a troca de informações para traçarmos, juntos, de forma consensual, uma política pública da mediação, não apenas da mediação judicial, mas também da mediação extrajudicial”, ressaltou o desembargador Cesar Cury.

A conselheira do CNJ, Daldice Santana, pontuou: “Este encontro é fundamental para a evolução de uma política de tratamento adequado de conflitos onde o mediador é o protagonista. Minha expectativa é que os mediadores que estão participando deste encontro, saiam daqui com novos olhares, com novas propostas de trabalho”.

04 de agosto de 2017.

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

Seja Bem-Vindo à EMERJ.

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.